A primeira versão musical de Vanessa Alves aconteceu em 1996 (Huppa-Hule). Em 1999 compôs sua primeira música pela SOM LIVRE mas seu primeiro grande sucesso foi a versão "Cinco Patinhos" (2000).
Ela é compositora de grandes sucessos infantis como "Estátua", "Soco, Bate, Vira", "Peito Estala Bate", "Txu Txuxucão".
Vanessa Alves e Xuxa Meneghel são criadoras da série audiovisual de grande sucesso "Xuxa Só Para Baixinhos" que lançou a sua primeira edição em 5 de outubro de 2000 pelo selo da Som Livre.
A coleção transforma-se em um marco no mercado infantil brasileiro. Com treze edições, além de DVDs com registros de shows e opções de boxes com coleções, o audiovisual ocupa lugar cativo nas listas dos mais vendidos do país, a série acumulou venda de mais de nove milhões de cópias.
Idealizadoras do projeto, Vanessa e Xuxa foram precursoras ao lançar o primeiro XSPB. A grande aposta deu certo, e os álbuns tornaram-se um grande sucesso, gerando lançamentos anuais, com temáticas variadas e participações especiais de convidados de renome na música nacional.
Vanessa é dona de versões e composições de muitos sucessos da franquia.
O reconhecimento do público veio acompanhado da aprovação da crítica. Indicado ao Grammy Latino como melhor álbum infantil seis vezes, onde Xuxa Só Para Baixinhos foi ganhador do prêmio duas vezes.
Vanessa Alves tem mais de 400 músicas lançadas e suas composições já foram gravadas por cantores como Xuxa Meneghel, Daniel, Alexandre Pires, Luccas Neto, Michel Teló, Preta Gil, Maria Gadu, Victor e Léo, Luiza Possi, Ivete Sangalo, Fafá de Belem, Aline Barros, Beth Carvalho, Buchecha, Fagner, entre outros.